quarta-feira, 23 de julho de 2008

Cap 10 - A carta

Durante o almoço, Lincoln e Fagundes pouco falaram. No máximo, comentaram o jogo de futebol da noite anterior e o tamanho das coxas da garçonete. Ficaram por isso mesmo. Mas quando voltaram para o jornal, Cosme Fagundes não se furtou a comentar o que vira na sala de Santa Cecília.

- Você viu a carta?
- Que carta?, questionou Lincoln.
- A carta que o Santa Cecília recebeu.
- Acho que não é o tipo de coisa que ele comentaria comigo. E também não é o tipo de coisa que ele comentaria contigo.
- Eu li por engano.
- Não faz diferença. Se é coisa do Carlinhos, deixe para lá.

Fagundes saiu decepcionado da sala de Lincoln. Pensou em mandar um e-mail para o diretor de redação, mas achou melhor deixar tudo como estava. Se ele não queria saber, talvez fosse o melhor. O próprio Fagundes preferia desconhecer o conteúdo da correspondência.

- E aí, Cosme?
- O que foi, Catarina?
- Alguma novidade? Você está com cara de quem está escondendo alguma coisa. Me diz o que eu preciso saber…
- A única coisa que eu posso te contar é que o Santa Cecília vetou a participação do Chico Antônio. Ele disse que ninguém pode ser escalado para esta cobertura. As pessoas têm que se oferecer.
- Que bobagem!
- Na hora eu também achei, mas agora eu até acho que ele está certo.
- Não seja por isso. Eu conversei com o Chico e ele disse que adoraria fazer as fotos para uma matéria coordenada pelo Santa Cecília. Mas eu aposto que não era isso que você estava guardando só para você.

E não era, mas não seria para Catarina Casaverde que ele contaria o conteúdo da carta que Santa Cecília recebera. Fagundes passou algum tempo olhando para a sala de Lincoln, até o que diretor de redação lhe chamou.
- Pelo amor de Deus, Fagundes. Se há algo que eu deva saber me conte logo!

Fagundes parou por um momento. Talvez não devesse mesmo falar o que estava no papel branco que ele derrubara no chão na sala do colunista. Mas a informação poderia ser vital tanto para Santa Cecília quanto para todos os envolvidos na cobertura.

- Carlos Santa Cecília vai morrer.

Nenhum comentário: