quarta-feira, 23 de julho de 2008

Cap 8 - Ex-mulher e filha

Santa Cecília se casou com uma mulher muito mais nova. Ele já era bem conhecido e ela acabara de sair da faculdade. Trabalhavam juntos no Primeira Página. Ela não entendeu quando ele insistiu para que ela aceitasse um emprego como assessora de imprensa. Era o pretexto para que os dois se casassem. Afinal, Carlos queria filhos e dois jornalistas com horários irregulares não poderiam formar uma família.
O casamento durou seis anos. Nos três primeiros, eles foram muito felizes. Carlos chegou a mudar. Ficou mais amável com os colegas e se irritou menos com situações comuns na vida de todos nós. Nos três anos seguintes, pareciam que eles estavam juntos apenas porque um passado de muito medo os unia. Era como se eles tivessem uma dívida para com o outro, que deveria ser paga com a eternidade.
Mas Ana, a esposa, não agüentou e saiu de casa com a filha Tereza.

- Que dinheiro é esse, Carlos?
- Você não passou todos esses anos exigindo o divórcio? Está aqui a metade de todo o meu dinheiro.
- O que você quer com isso?
- Quero que você suma daqui. Vá embora e não volte até que eu diga que é seguro.
- O que você está me escondendo? É o Armando Paglia?

Carlos não respondeu. Deu uma volta pelo apartamento que dividiu com a mulher e foi surpreendido pela filha, que chegara da escola. Eles conversaram um pouco até que ele disse que precisava ir. Ana o alcançou no corredor.

- É o Armando Paglia, não é? Ele está voltando para o Brasil?
- É. E eu não quero que vocês estejam por aqui quando ele chegar.
- Mas você deveria sair também. Ele vai atrás de você.
- Eu sei. Mas eu não posso mais me esconder. Não como eu fiz antes.

Santa Cecília foi embora. Antes que o dia terminasse, Ana e Tereza sairiam do País sem contar seu destino para ninguém além dele.

Nenhum comentário: